MANEJO DE ANIMAIS DOMÉSTICOS

Essencial para Vida Saudável dos Animais

Manejo de Animais Domésticos

Não há dúvidas de que o interesse humano pela criação de animais é milenar. Seja por necessidade de alimentação, como gado, galinhas e porcos, ou para companhia, como cães e gatos, a domesticação de espécies requer alguns cuidados importantes em vários âmbitos, como por exemplo quando o manejo é necessário.

Esse é um procedimento que acontece quando animais domésticos ficam soltos ou são abandonados em áreas florestais ou urbanas. O que, por sua vez, traz uma série de implicações para a saúde e a segurança – deles e a nossa. Portanto, caso você se depare com um caso que peça a intervenção desse serviço, esteja bem informado sobre como ele acontece.

O que é o manejo de animais domésticos?

O manejo de animais domésticos consiste em imobilizá-los para recolhimento, ou mesmo para outros processos simples, como aplicar medicamentos, coletar materiais para exames, entre outros. Para que seja bem-sucedido, é fundamental pensar no bem-estar do animal, para que ele não reaja de maneira inadequada e acabe por sofrer algum desconforto.

Afinal, ainda que o profissional consiga tranquilizar o animal, ele pode sentir a hostilidade do ambiente e da situação. Apalpar bichos domésticos em áreas sensíveis, por exemplo, pode decorrer em uma mordida ou acidentes mais sérios, daí a importância de viabilizar a socialização do animal com uma abordagem adequada.

Em alguns casos, alguns equipamentos serão necessários, como mordaças, focinheiras e colar elizabetano. É preciso observar também o tipo de animal que será recolhido: gatos costumam ser mais ágeis, por exemplo, então uma caixa de transporte pode se fazer necessária para a contenção adequada.

Quais são os principais objetivos do manejo?

O manejo de animais domésticos, para que seja executado de maneira satisfatória, deve cumprir uma série de objetivos principais. São eles:

• Facilitar a realização de procedimentos (exames, coleta de sangue, aplicação de medicação).
• Evitar fugas e acidentes, que causem fraturas ou outros machucados no animal.
• Proteger o profissional e sua equipe auxiliar.
• Proporcionar segurança para todos os envolvidos.
• Facilitar o recolhimento do animal.

A depender do caso e do porte do animal, pode ser que a utilização de um método químico de contenção seja necessária. Ela é realizada com a ajuda de fármacos, e são recomendadas caso o animal também esteja muito agressivo ou agitado. Animais que apresentem desidratação ou desnutrição não podem ser submetidos a esse método.

Por que contar com uma empresa para realizar o manejo de animais domésticos?

Realizar o manejo de animais domésticos por conta própria, embora pareça simples caso o animal pareça calmo, na verdade não é aconselhável. Somente uma empresa especializada nessa atividade, como a Astral Saúde Ambiental RJ Zona Sul, pode dar conta do recado de forma eficiente e efetiva.

Primeiro, o preparo dos profissionais envolvidos no procedimento é indispensável. A situação, por ser muito delicada, pode mudar de repente, e é preciso saber como lidar com o comportamento do animal sem machucá-lo.

Para completar, somente uma equipe especializada tem capacidade suficiente para avaliar as condições do animal. E definir, por exemplo, se haverá a necessidade de aplicação de medicamentos ou se a contenção poderá ser feita sem esse tipo de interferência.

Precisa desse serviço e quer que ele seja feito com qualidade? Conte com a Astral Saúde Ambiental RJ Zona Sul! Basta entrar em contato conosco para saber maiores detalhes e fazer a nossa contratação.

Solicite Orçamento