MANEJO DE FAUNA SILVESTRE

Evite a Extinção dos Animais

Manejo de Fauna Silvestre

Nos últimos anos, o crescimento dos centros urbanos tem se mostrado intenso. Isso, por sua vez, cria um constante e grande problema para natureza, já que muitos animais silvestres perderam espaço em seu habitat natural. Que, por sua vez, pode ter sido muito modificado ou até mesmo destruído.

Além disso, a caça desenfreada e a poluição das águas e da natureza também são problemas que levam as espécies a um quadro de possível extinção. Para evitar que essa situação se agrave ainda mais, o manejo de fauna silvestre é um procedimento importante e essencial na conservação da vida desses animais.

Como acontece o manejo de fauna silvestre?

O manejo de fauna silvestre requer a atuação de profissionais preparados e com conhecimentos específicos sobre as espécies em questão. O trabalho deve seguir alguns pressupostos de ética, além de ter a autorização do IBAMA para acontecer.

Cada espécie deve respeitar uma série de leis que visam a conservação científica dos animais, que pode ser de finalidade comercial ou de destinação para parques e zoológicos. Somente após uma vistoria completa esses animais podem ser retirados do local e recolocados em criadouros ou cativeiros legalizados.

Uma avaliação de saúde também é realizada antes do recolhimento. Quando isso acontece, os animais são levados para um ambiente adequado para recuperação e, por fim, enviados para um local definitivo.

Quais são os problemas causados por um manejo inadequado?

O manejo inadequado da fauna silvestre pode causar uma série de transtornos. Em primeiro lugar, as espécies podem sofrer ainda mais nessa contenção, sofrendo acidentes ou passando por procedimentos que atrapalhem a sua real recuperação.

Além disso, se a vistoria do IBAMA constatar que os animais não têm o tratamento adequado, pode haver multa. A guarda do animal também poderá ser perdida, o que torna todo o seu processo de adaptação ainda mais longos.

Por fim, vale frisar de que existem algumas espécies que se encontram em situações de risco. Esses animais devem ser devidamente avaliados e classificados, além de reencaminhados para locais que estejam aptos a lidar com seu porte, estado de saúde ou selvageria.

Vale mesmo a pena contar com ajuda especializada nesse processo?

Uma empresa como a Astral Saúde Ambiental RJ Zona Sul está totalmente preparada para ajudar no manejo de fauna silvestre. Ela sem mantém sempre alinhada com as leis e demais determinações do IBAMA para que cada etapa seja realizada com segurança e foco na preservação da integridade física dos animais.

Seus profissionais têm conhecimento específico e se dedicam a tornar esse procedimento sempre o mais tranquilo possível para todas as partes. A equipe como um todo trabalha sempre em conformidade com as boas práticas indicadas para este serviço e se utiliza de toda técnica e equipamentos disponíveis para um transporte adequado de espécies.

Ou seja, você não precisa se arriscar a desrespeitar a legislação por inexperiência e nem causar qualquer tipo de desconforto para os animais silvestres.

Basta chamar a Astral Saúde Ambiental RJ Zona Sul para que tudo corra bem e o manejo termine de maneira satisfatória. O que está esperando? Entre em contato conosco!

Solicite Orçamento