TRATAMENTO BIOLÓGICO DE ESGOTO

O Descarte Inadequado Pode Causar Muitos Danos ao Meio Ambiente

Tratamento Biológico de Esgoto

O descarte inadequado de efluentes pode causar muitos danos ao meio ambiente. Alguns deles, inclusive, irreparáveis. Por este motivo, as leis que vigoram acerca dessa atividade estão cada vez mais rígidas. Até porque, a tendência mundial é que a preocupação com a sustentabilidade se torne ainda maior.

Dessa maneira, a melhor saída para que tudo seja realizado de maneira adequada é o tratamento biológico de esgoto. Além de eficiente, essa é uma ação econômica. Ou seja, não há motivos para que você deixe de lado o investimento nessa solução. Mas, se ainda tem dúvidas a respeito do processo, não se preocupe! Nós explicaremos, a seguir, cada detalhe.

Como funciona o tratamento biológico de esgoto?

O tratamento biológico aeróbio é uma técnica na qual bactérias que não precisam de oxigênio para respirar degradam substâncias orgânicas. Elas são vistas como alimento e fonte de energia para essas bactérias, que se apoiam em processos oxidativos para que todo o processo aconteça.

Nesse caso, o efluente deve ser submetido a temperaturas específicas para um bom resultado. Para comunidades e indústrias, essa é a melhor solução, com maior rendimento e pouco risco de emissões de mau cheiro. Além de ser mais eficaz quando se tratam de substâncias de difícil degradação.

Esse é um sistema mais indicado que o tratamento comum, chamado de anaeróbio. Ele, por sua vez, converte parte da matéria orgânica em gás carbônico e metano. Porém, é um procedimento muito mais lento, que pode causar odores e demais desconfortos nas condições do ambiente.

Quais são os problemas causados pela falta de tratamento?

O problema mais grave causado pela falta de tratamento de esgoto é o impacto no meio ambiente. Como esse tipo de efluente é contaminado com substâncias nocivas ao solo e a água, causam alterações nas características desses elementos naturais. Com isso, o desequilíbrio ambiental se instala e pode prejudicar a saúde da fauna e da flora.

Mais do que isso, em situações muito agravadas, o ser humano também é prejudicado. Em especial a população que se encontra no entorno de indústrias, assim como de localidades destinadas a descarte de esgotos.

Ainda vale mencionar que essa falha é interfere diretamente na atuação de várias empresas. Existem leis que inspecionam o cumprimento dessa exigência, que, se não for colocada em prática, pode gerar multas e responsabilidade criminal.

Por que contratar uma empresa para fazer esse serviço?

A Astral Saúde Ambiental RJ Zona Sul é responsável por executar com eficiência todas as etapas de descarte de efluentes pelo tratamento biológico de esgoto. Além de estar a par de todas as exigências legais, a empresa preza pela integridade do meio ambiente.

Assim como a integridade física de pessoas que porventura tenham uma rotina próxima dos locais de tratamento. Toda a operação também é realizada por profissionais capacitados, para que nenhum erro por falha humana ocorra e para que a ação seja executada o mais rapidamente possível.

Sendo assim, se você precisa desse serviço com urgência, é hora de falar conosco! Entre em contato agora mesmo com a Astral Saúde Ambiental RJ Zona Sul para fazer um orçamento.

Solicite Orçamento